Intervenção do Presidente Junta Inauguração Sede Associação Amendoeira.

Senhor presidente da Associação, Exmo. Senhor Vice-presidente da Câmara Municipal, (meu amigo Carlos Barroso), Exmo. Senhores Deputados Municipais, P. Mascarenhas e J. Rocha, também presentes.

Caros amigos e amigas; obrigado pela vossa presença uma vez mais na minha terra que é Amendoeira e Freguesia,

Em 1º lugar quero aqui deixar uma palavra de apreço a todo o executivo da Junta aqui presente ao qual tenho a honra de Presidir (M.Cabeça e G.Trovisco).

Também a Assembleia de Freguesia aos 7 elementos, (Cláudia, Paulo, Bernardino, Alberto, Carlos, Esperança, Daniel) pois sem eles darem o seu aval provavelmente não estaríamos aqui hoje a inaugurar este espaço, e dizer-vos que Sinto um orgulho muito grande em trabalhar com todos vós, mas também sinto orgulho pela obra realizada em toda a Freguesia ao longo destes 9 anos, tive momentos difíceis de deitar a tolha ao chão e foram já 3. Sim por 3 vezes ponderei a minha demissão do cargo, deixa-se muitas vezes a vida familiar e profissional para servir as populações, e é se muitas vezes incompreendido por parte de algumas pessoas, como sabem tenho uma vida profissional extremamente ocupada, não tem sido fácil para mim, mas a vida é assim!

Quero aqui também deixar um agradecimento muito especial mulher e filhos que sempre me apoiarão ao longo destes 9 anos.

Amigos e amigas, o motivo porque estamos aqui é inauguração deste espaço multiuso

Quero felicitar a Direcção da Associação, e dar os parabéns pela obra realizada de transformação e finalização do rés-do-chão deste Edifício propriedade da Junta de Freguesia de Amendoeira e agora protocolado por um período de 10 anos para funcionamento da Sede desta Associação.

Desde a primeira hora que foi manifestado à Junta de Freguesia por um elemento da actual direcção que era seu desejo juntamente com outros elementos a criação de uma Associação em Amendoeira com a colaboração da Junta de Freguesia principalmente na cedência de instalações para a possível Sede da Associação, estávamos no inicio do ano de 2013.

O Executivo da Junta de Freguesia de imediato se prontificou a encontrar a melhor solução para ambas as instituições, de forma que no futuro não houve-se qualquer tipo de problemas com executivos de junta a seguir a nós.

Após a reunião do actual Executivo da Junta onde de imediato propus convocação de uma Assembleia de Freguesia para a cedência das instalações, ou seja deste lugar que se encontrava em bruto e sem grande utilidade, a não ser em dias de festa da povoação uma vez por ano.

Foi então deliberado efectuar um protocolo devidamente assinado por ambas as instituições com as cláusulas devidamente acordadas entre as partes, (posso dizer que esse protocolo foi alvo de 3 alterações) Uma das cláusulas do protocolo é que as obras e os seus acabamentos ficariam a cargo da futura Associação, sempre com a colaboração e super visão da Junta, esta tratou do pedido de materiais e no pagamento a entidades para instalação e legalização de serviços (energia edp, água, saneamento câmara municipal, segurança e incêndios, protecção civil etc.) de forma a que a associação levasse a cabo este ambicioso projecto. (só para conhecimento, pagamento as entidades referidas mais a legalização do edifício, baixada instalação eléctrica 1º piso, para que a mesma fosse aprovada pela certificadora CERTIEL a Junta gastou aqui na ordem de (3.500€) valor que não tinha-mos em orçamento.

Para isso, Tivemos que fazer uma alteração ao orçamento da Junta para podermos encaixar esta verba para dotação orçamental ano 2014.

A Junta é um organismo do Estado e tem que cumprir regras, posso-vos dizer muito rigorosas principalmente desde alguns anos para cá.

Junta tem que prestar contas, mensal até ao dia 10 (o que se gastou no mês corrente e previsão do que se vai gastar no próximo, também trimestral e anual, a diversas entidades do Estado tais como, Direcção geral das autarquias locais, Comissão de Coordenação Desenvolvimento da Região Norte, Tribunal de Contas, Instituto N. Estatística, Inspecção-geral da Administração Local.  

(É por isso que as coisas vistas de fora são uma, mas vistas de dentro são outra tem que haver muita responsabilidade nas medidas que se tomam)

Mas obra está aqui a vista e isso é o que interessa.

Queria aqui em meu nome e do executivo ao qual Presido reconhecer todo o empenho e trabalho da actual direcção da associação que não se pouparam a esforços para que tal projecto se concretizasse, deixando os agradecimentos a todos sem excepção. 

Por considerar que se tratava de uma mais-valia não só para os seus sócios como para a população em geral de Amendoeira, a Junta de Freguesia deu todo o seu apoio pois temos plena noção da importância que representa a nível de confraternização e apoio social à população.

Queria também aproveitar este momento para fazer um agradecimento muito especial a Câmara Municipal na pessoa do Sr. Vice-presidente aqui presente (amigo Carlos Barroso) que depois do oficio que lhe dirigi em 2 Setembro a pedir apoio em materiais á qual dou o seu parecer favorável para os respectivos materiais para que esta obra fosse levada a cabo, bem haja Sr. Vice-Presidente.

Não quero deixar hoje aqui também para agradecer ao Município de Macedo Cavaleiros por todas as obras que realizamos ao longo destes 9 anos em toda a Freguesia, (Amendoeira, Gradissimo,Latães) Pinhovelo! é uma pedra no sapato, gostava antes de terminar o meu mandato de ver o projeto que está aprovado na Câmara para a requalificação da aldeia fosse executado no terreno.

(Senhor Vice-presidente da câmara, conto com o seu apoio para levarmos por diante esta obra, e outras como é já do seu conhecimento).

Para terminar; uma vez mais, bem ajam a todos que se esforçaram para levar este projecto por diante e citar esta fraseDeus quer, o homem sonha, a obra nasce “  Por isso a minha principal mensagem é de esperança no futuro para esta Associação.

Obrigado todos pela vossa presença.