Visita Amendoeira do Senhor Bispo Diocese Braganša Miranda D.Jose Cordeiro.

Vossa Exa. Reverendíssimo Senhor Bispo da Diocese de Bragança-Miranda D. José Cordeiro, Reverendíssimo Cónego Melo, meu amigo Diácono Mesquita, População geral.

Senhor Bispo, Seja bem vindo a esta localidade de Amendoeira.

Na qualidade de Presidente de Junta desta Freguesia é com enorme alegria e orgulho que o recebemos. Gente boa, humilde, trabalhadora e que gosta de bem receber.

Senhor Bispo, quero dar-lhe a conhecer alguns dados estatísticos. A nossa Freguesia tem um forte carácter rural, com dimensão de 1.600 hectares, 16 kmts quadrados. Foi nesta localidade que a Câmara Municipal em finais dos anos 90 se decidiu pela instalação da a zona industrial do Concelho de M. Cavaleiros, onde já laboram diversas empresas com mais de 200 postos de trabalho no ativo.

A Freguesia atualmente encontra-se com 427 habitantes, 465 eleitores no total. Divididos por (224 na Povoação de Amendoeira), (151 na Povoação de Gradissimo), (90 na Povoação de Latães) e (22 na Povoação de pinhovelo).

É a segunda vez que o Senhor Bispo D. José Cordeiro visita a nossa Freguesia, tendo visitado Pinhovelo em finais de Outubro de 2011, aquando da requalificação do adro da igreja. Recentemente nomeado (penso eu ter sido em Julho 2011 cerca 4 meses antes).

Estou informado que nos dias 14 e 16 voltará a estar entre nós para visitar Pinhovelo, Latães e Gradissimo Cá o esperamos, com todo o carinho e atenção que nos merece.

Espero sinceramente que as poucas horas que vai passar hoje entre nós sejam do seu agrado e que leve desta terra boas recordações.

Sei que Vossa Exa. gosta de estar no terreno e conviver com as populações. Pelo que sei a seu respeito, já efectuou visitas pastorais a mais de 200 paróquias e sei também da sua preocupação no campo acção social, com a solidão dos idosos e o seu isolamento, com pobreza, com as famílias mais carenciadas, com os jovens e com a desertificação do nosso interior.

A desertificação da região e do Distrito é um problema muito grave para todos nós Se os nossos governantes a nível do poder central não fizerem alguma coisa para inverter esta situação, com estímulos as pessoas, a economia etc., dentro de 20 a 30 anos a região será um deserto.

Para terminar, Senhor Bispo D. José Cordeiro, desejo-lhe uma vez mais uma visita muito agradável a esta localidade. Um Bem haja por nos visitar e estar entre nós, e cá o esperamos no próximo dia 14 para visitar Pinhovelo e Latães e dia 16 para visitar Gradissimo.

Muito obrigado senhor Bispo, muito obrigado a todos pela presença